Licenciamento cPanel 2019: O que mudou?
O cPanel está presente a mais de 20 anos no mercado, desenvolveu diversas parcerias e uma grande quantidade de clientes que utilizam de seus recursos para gerenciar seus negócios no segmento de hospedagem de sites, e-mails e outras aplicações, seja por meio do licenciamento cPanel ou/e WHM.
Empresas de todos os portes e de vários lugares do mundo, utilizam o cPanel, seja para gerenciar sua infraestrutura de servidores com um bom custo x benefício.
Contudo, na semana de junho de 2019, foram anunciadas algumas alterações no licenciamento. Neste post falarei mais sobre o que aconteceu e o que mudou.
O que aconteceu com o Licenciamento cPanel?
Como dito anteriormente a cPanel é uma empresa com mais de 2 décadas de existência, ao ser desenvolvida, ela trouxe um painel administrativo simples, eficiente e de fácil acessibilidade. Por estes e outros motivos, a plataforma gradualmente conquistou a atenção e o interesse de diversas empresas ao redor de todo o mundo.
Por muito tempo a cPanel utilizava uma política de pagamento em específico, que permitia a você instalar o cPanel em um servidor e pagar um valor fixo pelas licenças, mensalmente ou anualmente, independente de haver 1 ou 500 contas de hospedagem.
Mas de acordo com o anúncio feito em 27 de junho de 2019, este modelo mudará. De acordo com o e-mail informativo, que o cPanel enviou para todos seus clientes, que a partir do dia 01 de Setembro de 2019, novas políticas de cobrança serão implementadas.
O principal ponto da mudança foi que os valores serão variados, levando em consideração o número de contas existentes em uma hospedagem cPanel. A mudança atingiu milhares de empresas de hospedagem ao redor do mundo, afetando não só elas, quanto seus clientes.
O que muda com a nova política de licenciamento do cPanel?
Atualização de cobrança da líder de painéis de controle deve afetar usuários e clientes que utilizam a solução.
A nova política de preços global anunciada pela cPanel deve aumentar os preços dos serviços dos provedores associados, de acordo com a AbraHosting (Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet).
O crescimento deste custo médio é proporcional ao tamanho da carteira de clientes e facilmente imagina-se qual o impacto em empresas de todos os portes, sendo impraticável para a maioria delas absorver tais custos sem que exista nenhum tipo de repasse à ponta da cadeia, ou seja, o consumidor final que tem seu site hospedado em uma empresa de hosting.
Outra consequência direta, é que o valor é variável, pois o número de contas pode mudar de um mês para o outro. Com isso, manter contas de clientes inativos, passou a ser ainda mais custoso e até pode ter que se pagar por uma simples conta de testes.